Com que véu eu vou?

Olá people segunda feira e hoje eu vim falar um pouquinho sobre o véu da noiva. Você conhece a história des acessório tão importante?

A tradição de usar essa peça começou na Grécia antiga, onde as noivas cobriam o rosto com a intenção de se proteger dos maus espíritos e do mau olhado. Nessa época, era costume que outras mulheres vestidas de maneira semelhante à noiva, acompanhassem-na até o altar, com o objetivo de enganar os maus espíritos, que não saberiam encontrar a noiva no meio de todas elas.

Mais tarde, com o surgimento da religião cristã, o véu passou a ser usado para representar a castidade e a pureza de uma mulher. Com o passar dos anos o véu se tornou um acessório muito querido pelas noivas. A peça vive em constante renovação e sempre acompanha as tendências. Hoje, é possível encontrar desde véus tradicionais, até os mais criativos, como os Voilette (aqueles curtinhos, acompanhados por chapéus).

O difícil é escolher um que se adeque ao vestido e combine também com o penteado da noiva. Segundo Isaí Chavez, Diretor da Pronuptia Paris em São Paulo, a maioria das noivas ainda prefere modelos mais clássicos, como o véu simples só de tule, com detalhes em cetim, com ou sem cristais. Segundo Isaí, o véu acompanha o vestido. Ou seja, a noiva deve sempre procurar um equilíbrio entre os dois. “Existem véus de todos os tamanhos, com bordado, renda, pérolas e cristais. Escolhas não faltam“, afirma.

Tipos de véu:

Véu “catedral”: todo em renda, geralmente cobre o comprimento da cauda do vestido.  

Véu médio: aqueles têm um comprimento que pode chegar à altura da ponta do dedo da noiva, cotovelo ou até a cintura.

Véu “ombro” ou curto: como o próprio nome já diz, é aquele véu que vai até o ombro. Deixa o visual mais leve e combina com vestidos tomara que caia e curtos.

Véu em camadas: aquele que cobre o rosto da noiva. Pode ter duas, três, ou mais camadas. É o preferido das noivas mais clássicas.

Voilette: véu curtinho que cobre o rosto (todo ou apenas uma parte). Ele pode ser preso em um chapéu, em um pente de fixar nos cabelos ou em uma flor de tecido.  


Mantilha: Véu feito totalmente em renda ou apenas com o acabamento nesse material. O ideal é usá-lo com vestidos mais clássicos, lisos e que não tenham tantos detalhes, para proporcionar um equilíbrio visual. Se o vestido também for em renda, os detalhes de ambos têm que estar em harmonia.

A seguir confira algumas dicas que irão ajudá-la na hora da escolha:

Tecido
Os tecidos mais usados são o tule ou a renda. “Mousseline também pode ser usado, transparente ou semi-transparente. Tecidos fluídos são os ideais”, diz Isaí.

Tipo físico
O tipo físico é um dos fatores que deve ser levado em consideração na hora de escolher o véu. Comprimento e volume combinam com as noivas mais altas e magras. Já as mais baixinhas devem fugir de modelos volumosos. As mulheres que têm a silhueta equilibrada podem usar véu em qualquer comprimento, mas sem cometer exageros no volume.

Enfeites
Noivas mais moderninhas e descoladas preferem o voilette, que pode estar preso em um chapéu ou até mesmo um pente de cabelo. Outras mais tradicionais optam pelos rendados ou aqueles que têm detalhes em cetim ou aplicações em perolas ou vidrilhos. Segundo Isaí, na França, é comum as noivas usarem vestidos coloridos e véus com aplicações que acompanham a cor dos modelos. 
Uma dica interessante do especialista da Pronuptia é usar um véu comprido para a igreja e outro curto para a hora da festa. Também é possível utilizar o véu em camadas e tirar uma delas depois da cerimônia. Mas o importante mesmo é escolher o véu que faça você se sentir à vontade, linda, e que complemente o seu vestido, tudo para tornar o dia mais importante de sua vida ainda mais inesquecível.

Serviço: PRONUPTIA MULTIMARKS STORE
Av. Rebouças, 2499
Tel: (11) 3063-3110
http://www.pronuptia.com.br


Gostaram? Qual será o de você?

Beijão!

5 Comentarios

  1. Oi flooor!!!!! Sonho com o meu véu catedral, liiindo!!!!!

    beijão
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas...
    Ainda nao escolhi que veu usar e se vou realmente usar
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Tão difícil decidir...
    Gostei de ler a história e ri na parte das várias noivas.. rs

    Beijokas, MM

    ResponderExcluir
  4. Catedral e mantilha são realmente lindo, mas ando me apaixonando por esse voilette. Bjs!

    http://www.todomundocasa.com/

    ResponderExcluir

Follow Me On Instagram